sexta-feira, 13 de julho de 2018

COLÔNIA: a planta que reduz pressão alta e ansiedade.

Colônia (Alpinia Speciosa)

Você conhece a planta Colônia? Sabia que além de ornamentar jardins ela tem inúmeras outras utilidades como por exemplo no tratamento de doenças? Isso mesmo, conheça agora o poder desta maravilhosa planta e os seus muitos benefícios .

De nome científico Alpinia speciosa, a planta conhecida como Colônia, possui ainda diversos outros nomes populares como: flor-de-colônia, gengibre-concha, gengibre-casca, macacá, macassá, lírio-rosa-de-porcelana, lírio-de-Santo-Antônio, jardineira, pau-santo, boca-de-dragão, dentre outros. 

Em relação à sua origem há controvérsias: alguns autores afirmam que a planta é nativa do Brasil, enquanto outros consideram que ela é originária da Índia Oriental. 
Na medicina popular, o óleo essencial das folhas é utilizado para reduzir a pressão alta e também como um tônico cardíaco. A planta pertence a família das Zingiberáceas, a mesma do gengibre.  Suas propriedades medicinais concentram-se principalmente em suas folhas e no rizoma. 

Rizoma da colônia

A colônia possui diversas propriedades medicinais, dentre as quais estão as seguintes: Antibacteriana, Antiedematosa, Anti-hipertensiva, Anti-histérica, Anti-stress, calmante, depressora do sistema nervoso central, digestiva, diurética, antiulcerogênica, hipotensor, sedativa, tônica, vermífuga, relaxadora vascular, estimulante da motilidade intestinal entre outras. 

Em algumas regiões do mundo, a colônia é considerada balsâmica, diurética e tônico-estomacal, sendo utilizada para tratar gripes, resfriados, febres, flatulência, indigestão e outros problemas estomacais.

Contraindicações e efeitos colaterais da colônia

Não deve ser utilizada durante a gravidez. Pode ser abortiva. Também não é indicada para pessoas hipotensas (pressão arterial baixa).



COMO PREPARAR O CHÁ DAS FOLHAS DE COLÔNIA.

No vídeo abaixo você irá conhecer um pouco mais desta maravilhosa planta e também aprender a preparar o seu chá para poder usufruir de todos os seus benefícios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é muito importante. Vamos interagir?


MAIS VISITADAS DO MÊS


POSTAGENS MAIS POPULARES EM TODO O BLOG