segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Colas de silicone: "salvadoras" que resolvem e consertam quase tudo!

A cola de silicone é multiuso e mostra-se ideal quando o assunto é eficiência e praticidade.


Já ouviu falar numa cola que é um verdadeiro quebra-galho em casa? Pois é, ela existe! É a cola de silicone. Você sabia que na falta de uma cola universal daquelas do tipo super bonder, as colas de silicone podem vir a substituir muito bem e resolver problemas que nem imaginamos? Sim, é verdade, por isso é muito bom ter sempre uma dessas em casa.  No entanto é preciso saber que nem toda cola de silicone pode ser usada em todos os casos, pois existem dois tipos: as neutras e as acéticas. Mas fique tranquilo, que nessa postagem você vai entender e aprender tudo sobre elas.

A cola de silicone é ótima para consertar várias coisas, desde rachaduras em pias de mármore, vazamentos em canos de pvc, fazer vedações, consertar descargas, e muito mais. Ela serve até mesmo para colar peças de vidro quebradas, por isso que ela é realmente um verdadeiro coringa em casa. 

Eu quase não acreditei que ela pudesse ser tão útil assim, até que comecei a fazer meus experimentos e testes com ela e me surpreendi.

Por ser transparente e flexível a cola de silicone é perfeita por exemplo, para colar vidro transparente, pois depois de seca é totalmente incolor, e acompanha a dilatação e retração do vidro. Após 5 minutos ela já forma um filme transparente, mas a secagem completa somente após 24 horas. Depois de completamente seca, é super resistente, e tem uma boa resistência a raios do sol, a umidade e as variações de temperatura.
Cola de silicone líquida JOCAR OFFICE 
(Uso artístico. Tipo: silicone neutro)


Tipos de cola de silicone

As colas de silicone podem encontradas de dois tipos: de silicone neutro ou acético.

  • Silicone neutro: não libera gases durante a sua cura. Portanto, pode ser usado em vários tipos de colagem, ou trabalhos artesanais: vidro com vidro, espelho, peças de metal, mármores, granitos, etc. Estas são mais indicadas para artesanatos em geral, mas podem ter várias outras utilidades.

  • Silicone acético: Este libera ácido acético e tem um cheiro bem forte que chega a arder as narinas mesmo durante a secagem. Esse tipo de silicone é desaconselhável para alguns materiais, pois o ácido corrói certos tipos. Isopor então, nem pensar. Este tipo de cola geralmente é encontrada na forma de bisnagas de 50 gramas, ou na versão de tubos de 280ml para serem utilizadas com aplicador para trabalhar em áreas maiores. De uso geral, são muito utilizadas na construção civil, na vedação e selagem de pias e vasos sanitários, box de banheiros, calafetagem de portões, portas e janelas.


Veja abaixo alguns tipos que você pode encontrar no mercado:

Cola de silicone TEK BOND artesanato 
(tipo: silicone neutro)

Cola de silicone TEK BOND - Uso geral
(tipo: silicone acético)

Silicone acético para construção (Com aplicador)



O que devo saber quando for usar algum tipo de cola de silicone?

Alguns cuidados devem ser tomados quando for utilizar algum tipo de cola de silicone, principalmente as do tipo acético que são corrosivas em determinadas superfícies. Não deve ser usado em vidros laminados, metal corrosível (chumbo, cobre, latão, bronze, zinco etc.), espelhos, superfícies pintadas ou alcalinas, acrílicos, plásticos á base de polietileno e policarbonato, aquários, imersão continua em meios líquidos, aplicações estruturais ou em áreas próximas a alimentos. Não indicado para fachadas de vidro e qualquer adesão estrutural que necessite resistência. Não pode ser pintado.
Não é recomendado para adesão entre alumínio e concreto/cimento. Neste caso, utilizar o Silicone Neutro.

Então fica aí a dica para quando você for procurar comprar e escolher a sua cola de silicone. Vale muito a pena ter sempre em casa. Eu espero que tenham gostado da postagem, e que essas dicas possam ajudar.

Quer saber mais sobre o uso dessa cola maravilhosa na prática?


Assista o vídeo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é muito importante. Vamos interagir?


MAIS VISITADAS DO MÊS


POSTAGENS MAIS POPULARES EM TODO O BLOG