sábado, 11 de maio de 2019

Riachuelo realiza ato solene em memória dos americanos mortos em acidente aéreo no município durante 2ª guerra mundial.

Momento do hasteamento das bandeiras dos Estados Unidos, do Brasil, e de Riachuelo
Foto: Deputado Hermano Morais

O Município de Riachuelo/RN, realizou ontem,  dia 10 de maio de 2019, um Ato Solene em memória dos 10 tripulantes americanos mortos em terras riachuelenses durante a Segunda Guerra Mundial em consequência de acidente aéreo com o avião anfíbio Catalina, do Esquadrão VP-45 da Força Aeronaval da Marinha dos Estados Unidos da América - US NAVY, ocorrido há exatos 75 anos, na zona rural do município, no dia 10 de Maio de 1944. Os militares foram enterrados no cemitério de Riachuelo e posteriormente trasladados para o Rock Island Country National Cemetery, em Rock Island Illinois, Us.

Placa com os nomes dos 10 militares mortos em solo riachuelense.

O ato solene foi realizado às 10:00 horas da manhã desta Sexta-feira (10), na Praça Cândido Batista às margens da BR-304. Este foi sem dúvida mais um marco histórico que ficará na memória dos Riachuelenses da nossa querida "Terra do queijo", terra que tem história. Um belo ato solene que esta geração pôde presenciar, o descerramento de uma placa com os nomes dos 10 tripulantes mortos, e com o hasteio das três bandeiras: A bandeira dos Estados Unidos, Bandeira do Brasil e a Bandeira de Riachuelo/RN, que foi sem dúvida um dos momentos mais marcantes da solenidade.

A prefeita do município de Riachuelo Mara Cavalcanti e o Cônsul Geral dos Estados unidos John Barret

Estiveram presentes no ato solene, alunos e funcionários das escolas municipais dentre outros órgãos, e dentre as autoridades, a prefeita Mara Cavalcanti e equipe, bem como os Membros do Poder Legislativo local e o Deputado Hermano Morais. 

Esteve presente também o Senhor José Lourenço que é testemunha ocular viva, do fato histórico. Riachuelo recebeu ainda, além de representes da Marinha do Brasil, a  ilustre presença do Cônsul Geral dos Estados Unidos, Jonh Barret.

Após o ato realizado na praça houve uma recepção no CEPASME onde foi servido um coffee break.

Na foto, o Cônsul Geral dos Estados unidos John Barret e equipe, a prefeita de Riachuelo Mara Cavalcanti, junto a membros de sua equipe, bem como vereadores, secretários, diretoras das escolas municipais, e alunos do Projeto Social Interliga, no CEPASME.

Alunos das escolas municipais seguram a bandeira de Riachuelo



Prefeita do município de Riachuelo Mara Cavalcanti e o Cônsul Geral dos Estados unidos John Barret, representantes da Marinha do Brasil, e o Senhor José Lourenço, testemunha ocular do acidente aéreo na Zona rural de Riachuelo.



A bandeira do município sobre a placa que foi descerrada na Praça Cândido Batista às margens da BR - 304

À esquerda alunos e funcionários das escolas municipais e à direita representantes da Marinha do Brasil

Miniatura das bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos



Fotos: Deputado Hermano Morais e Mara Cavalcanti


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é muito importante. Vamos interagir?


MAIS VISITADAS DO MÊS


POSTAGENS MAIS POPULARES EM TODO O BLOG