quinta-feira, 20 de maio de 2021

Veterinária Riachuelense realiza microcirurgia rara em felino com excelente resultado

Janalia Azevedo de Faria - Foto: Reprodução/ Facebook

A médica-veterinária Dra. Janalia Azevedo realizou uma microcirurgia para retirada de cálculos nos ureteres de um felino, no último dia 13 de maio. O procedimento é considerado pioneiro por muitos profissionais, no Rio Grande do Norte. Para se ter uma ideia, o fio utilizado na sutura da cirurgia é mais fino que um cabelo.

A profissional contou que é necessário usar um microscópio cirúrgico e outros equipamentos específicos para enxergar e trabalhar com estruturas tão pequenas.

Normalmente, diante da dificuldade, é realizada a retirada do rim. Porém a microcirurgia permite a desobstrução sem a necessidade da retirada do órgão.

“A cirurgia consiste na retirada de cálculo presente em ureter, que é o caminho que a urina faz dos rins para a bexiga. Eles (cálculos) estavam causando obstrução do fluxo urinário. Era uma gatinha, e o ureter deles é extremamente fino, precisamos usar microscópio cirúrgico para conseguir fechar a abertura que se faz no ureter”, explica a profissional.
“Com a cirurgia, a ideia é evitar que o paciente venha a perder o rim. No caso dela, o mais preocupante era que o problema ocorria nos dois ureteres. Ela segue no pós-operatório, e, por enquanto, segue tudo bem”, disse.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), Dr. Raimundo Alves Barrêto, parabenizou a profissional e destacou a importância da inovação para que a classe garanta, cada vez mais, um melhor atendimento à sociedade.

“O principal papel do Conselho é fiscalizar o exercício das profissões para garantir à sociedade serviços médico-veterinários e de zootecnia dentro da legalidade e da ética profissional. Mas também queremos incentivar a inovação, o desenvolvimento e a valorização cada vez maior das classes. Por isso, ficamos felizes com com notícias como essa”, ressaltou.

O Blog comenta: 

Parabéns Janalia Azevedo pelo grande feito e pela brilhante profissional que és. Para nós Riachuelenses é um orgulho vermos nossos conterrâneos  brilhando e obtendo êxito e sucesso em suas carreiras. Desejamos sucesso sempre! Que Deus abençoe.


Fonte: CRMV RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é muito importante. Vamos interagir?


MAIS VISITADAS DO MÊS


POSTAGENS MAIS POPULARES EM TODO O BLOG